Skip to main content
Empreendedores durante o seminário, na fala de Max, uma das lideranças da Bomba do Hemetério

Empreendedores durante o seminário, na fala de Elissandro, uma das lideranças da Bomba do Hemetério

Loja de peças para motos, cantina, venda de artesanato, conserto de bicicletas, bar, fábrica de picolé, mecânica de motos, lojinha, salão de beleza, cooperativa, venda de ração, produção musical, conserto e fabricação de joias e mercearia foram algumas das palavras que preencheram a coluna “atividade” da lista de empreendedores presentes no seminário “Como financiar meu negócio ou ideia de negócio”, ministrado pela diretora executiva da Aliança Empreendedora no evento realizado pelo Instituto Walmart e pela Aliança na comunidade da Bomba do Hemetério em Recife-PE.

O evento marcou o encerramento de um ciclo de quatro anos de projetos de apoio a microempreendedores da Bomba realizados pela Aliança Empreendedora em parceria com o Instituto Walmart e o início de uma nova etapa. No dia 09 de abril, terça-feira, o auditório da Escola Estadual Mardônio Coelho acolheu 60 microempreendedores da própria comunidade para escutar o seminário, discutir as formas de financiamento disponíveis, trocar experiências e dicas entre eles e conhecer a nova oportunidade de financiamento da Bomba do Hemetério: o financiamento colaborativo.

A Aliança Empreendedora, através do Impulso e em parceria com o Instituto Walmart e o Programa Bombando Cidadania estão preparando um canal exclusivo do programa no site Impulso (www.impulso.org.br). O site permite que microempreendedores brasileiros captem recursos para financiar seus negócios através do financiamento colaborativo – o empreendedor faz um vídeo explicando o projeto e porque precisa do recurso, e oferece recompensas criativas às pessoas em troca de contribuições. Especificamente para os projetos do canal Bombando Cidadania, a vantagem é que haverá o matching de 30% proporcionado pelo Instituto Walmart, ou seja, assim que o empreendedor atingir 70% do recurso solicitado com a mobilização de contribuições da sua rede de contatos, o Instituto Walmart completa. Todas as outras características do Portal Impulso continuam valendo: o empreendedor tem 60 dias para captar, e caso não atinja o valor total (nesse caso os 70%), o valor retorna para as pessoas que contribuíram. Caso o projeto seja bem sucedido, o autor do projeto envia as recompensas para todos aqueles que impulsionaram seu projeto. Para saber mais, acesse o vídeo do Impulso em: http://vimeo.com/43676732.

Bomba do Hemetério

Bomba do Hemetério

A aposta da Aliança Empreendedora e do Instituto Walmart em uma iniciativa de financiamento colaborativo se deu por perceber que as iniciativas empreendedoras e culturais da Bomba têm crescido e que os cidadãos estão cada vez mais mobilizados para a própria comunidade. A Bomba do Hemetério já é um roteiro turístico da cidade de Recife, que recebe a Copa das Confederações esse ano e a Copa do Mundo de 2014. “Os artesãos precisam de capital de giro para a produção de souvenires e se eles não estiverem preparados para a demanda turística, irão perder vendas”, conta Karina Zapata, coordenadora do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), outro parceiro do Programa Bombando Cidadania. O desafio é grande para os empreendedores, mas um dos objetivos desse trabalho, segundo Adriana Franco, coordenadora do Programa Bombando Cidadania no Instituto Walmart, é que os empreendedores aprendam a trabalhar a mobilização e a venda de sua ideia de negócio e que esse conhecimento seja compartilhado pela comunidade da Bomba.

O canal “Bombando Cidadania” no Impulso também é uma oportunidade de levar o trabalho que acontece na Bomba do Hemetério para todo o Brasil. Pois qualquer pessoa poderá conhecer e contribuir com um projeto através da internet. O lançamento do canal está previsto para o mês de maio.

Deixe um Comentário