Skip to main content
BlogNotícias

Banco Comunitário Tupinambá busca financiamento colaborativo para a criação de três novos pontos dentro da Ilha do Mosqueiro – PA

By 28 de maio de 2014novembro 5th, 2014No Comments

O Banco Comunitário Tupinambá foi fundado em 2009, por Ivoneide e Marivaldo Vale, com o objetivo de manter a riqueza dentro da comunidade da Baía do Sol, localizada na Ilha do Mosqueiro, região amazônica do Pará. Após seu surgimento, o Banco já conseguiu movimentar cerca de 200 mil reais dentro da comunidade através do Moqueio, moeda social criada, reforçando o consumo local, as bases para o seu desenvolvimento, bem como a confiança das pessoas na prosperidade da ilha.

As atividades do banco se reúnem em microcrédito produtivo orientado, crédito para consumo na comunidade através de uma moeda social própria, e correspondente bancário. Em 2011, com apenas dois anos de funcionamento, o Banco garantiu o aumento de 50% do número de famílias em atividade produtiva, e em 60% o consumo interno. Em cinco anos de existência, o crescimento alcançou 1000% em transações bancárias, mostrando a inclusão financeira na comunidade.

Hoje, o Banco Tupinambá busca apoio através do Impulso para conseguir criar três novos pontos de atendimento em outros locais da ilha. Com isso, os moradores poderão pagar e receber contas, fazer empréstimos e receber benefícios como o Bolsa Família e outros serviços.

O Tupinambá é inovador porque além de toda sua atividade bancária, também orienta a comunidade através dos Fóruns de empreendedores e eventos solidários. Também é promovido o entretenimento comunitário, aquecendo a economia e movimentando o turismo por meio das ações do Banco, que se tornou referência em finanças solidárias na região Amazônica.

Você pode fazer parte deste projeto, entrando no Portal Impulso, e colaborando com o Crescimento do Banco Comunitário Tupinambá.

Para apoiar o projeto, basta realizar o cadastro no site, e depois disso, na página do projeto, clicar em “Impulsionar”.

Acesse aqui o Passo-a-passo para o cadastro.

Acesse aqui o Passo-a-passo para apoiar um projeto.

Deixe um Comentário