Skip to main content
BlogNotícias

Aliança Empreendedora na Clinton Global Initiative 2010

By 4 de novembro de 2010novembro 5th, 2014No Comments

Os meses de Setembro e Outubro foram um marco no que diz respeito ao fortalecimento institucional, ampliação de rede e influência para a geração de impacto da Aliança Empreendedora.

Além da seleção de Lina Useche para a Youth Action Net, a Aliança Empreendedora também foi escolhida para integrar a Clinton Global Initiative (CGI), do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.  Rodrigo Brito, co-fundador e diretor executivo da Aliança Empreendedora, foi convidado a participar do encontro anual da CGI realizado entre os dias 20 e 23 de Setembro em Nova York , e apresentar o modelo de atuação da Aliança Empreendedora no fomento e apoio a microempreendedores de baixa renda e desenvolvimento de negócios inclusivos em parceria com médias e grandes empresas.

A Clinton Global Initiative (CGI) foi criada em 2005 por Bill Clinton para integrar e convocar líderes globais a elaborar e implementar idéias e soluções inovadoras em ações palpáveis para alguns dos mais desafiadores problemas do mundo, que nesta edição se enquadravam em temas como a educação e emancipação econômica das mulheres, empregos verdes, a evolução dos programas de microcrédito, a conexão urbana e a gestão do crescimento global, dentre outros tratados nas chamadas redes de ação, grupos formados para discutir a fundo determinados problemas e propor soluções práticas, desburocratizadas e de rápida implementação.

Desde então, a entidade conseguiu trazer para seu evento anual mais de 125 chefes de estado, 15 prêmios Nobel e centenas de CEOs de empresas e ONGs, jornalistas, ativistas e personalidades. A iniciativa informa que foram estabelecidos mais de 1.700 compromissos avaliados em US$ 57 bilhões, contribuindo para beneficiar 220 milhões de pessoas em 170 países, tendo sido nomeada em 2009, como conferência nº1 para CEOs.

O encontro de 2010 contou com a presença de 67 atuais e ex-chefes de Estado, mais de 600 líderes empresariais e mais de 500 líderes de ONGs e organizações filantrópicas. Esta diversidade de líderes de diferentes países, organizações e setores em torno de painéis, workshops e sessões de “Compromissos” e “Resultados” deu o tom do evento, que reuniu personalidades como Muhammad Yunus (Nobel da Paz em 2006), Bill Drayton (Fundador da Ashoka), Eric Schmidt (CEO do Google), Bill Gates e Melinda Gates(fundador da Microsoft e da Fundação Bill & Melinda Gates), Barack e Michelle Obama (presidente e primeira-dama dos EUA), Hillary Clinton, dentre outros. http://www.clintonglobalinitiative.org.

Muhammad Yunus (Nobel da Paz em 2006) e Rodrigo Brito (Co-fundador da Aliança Empreendedora)

Deixe um Comentário