Skip to main content
BlogNotícias

Aliança Empreendedora firma parcerias para criar relações mais justas e sustentáveis na cadeia da moda por meio do empreendedorismo

By 7 de julho de 2014novembro 5th, 2014No Comments

Foto: Márcio Pimenta

A Associação de Empreendedores Bolivianos da Rua Coimbra (Assempbol), o Centro de Apoio ao Migrante (Cami), o Centro de Integração da Cidadania da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (CIC) e a Secretaria dos Direitos Humanos do Estado de São Paulo são os mais novos aliados da Aliança Empreendedora no fortalecimento de empreendedores e combate ao trabalho em condições análogas à escravidão na indústria têxtil da cidade de São Paulo.

As organizações realizarão treinamentos voltados para os donos de oficinas de costura com o objetivo de fortalecer as habilidades empreendedoras e capacidade de gestão daqueles que estão na base da cadeia produtiva da indústria têxtil. Estes treinamentos são uma das bases de atuação do projeto “Uma Mensagem para a Liberdade”, desenvolvido pela Aliança Empreendedora com o apoio da Fundação Rockefeller. O objetivo é que, por meio do entendimento de questões como formação de preço e produtividade, o donos de oficinas de costura tenham maior poder de negociação e consigam preços melhores pelas peças que produzem para intermediários e varejistas, tendo a chance de oferecer condições mais dignas de trabalho a seus costureiros e fornecedores.

O projeto prevê ainda atuação junto ao governo e a empresas-chave do setor têxtil acompanhando e influenciando as políticas públicas e boas práticas de gestão da cadeia de valor e aumentando o fluxo de informação e conhecimento entre estes e a base. O projeto prevê ainda o desenvolvimento de uma solução tecnológica que ajude a construir relações mais justas e sustentáveis usando a força do mercado para melhorar a forma como a cadeia têxtil se organiza. Além do apoio da Fundação Rockefeller, obtido por meio da aprovação da ideia no Centennial Challenge, e das organizações aliadas, o projeto está em contato e integra uma rede com os principais atores e especialistas no combate do trabalho escravo de São Paulo, e irá formar um conselho consultivo para apoiar seu desenvolvimento.

Fundação Rockefeller

Por mais de 100 anos, a missão da Fundação Rockefeller tem sido promover o bem estar da humanidade ao redor do mundo. Hoje, a Fundação Rockefeller busca atingir sua missão através de dois objetivos: contribuindo para o avanço de economias inclusivas que expandem as oportunidades para prosperidade mais compartilhada, e construindo resiliência ajudando pessoas, comunidades e instituições a se prepararem, resistirem e emergirem mais fortes de choques e pressões. Para alcançar estes objetivos, a Fundação Rockefeller trabalha na intercessão de quatro áreas de foco – avançar a saúde, revalidar ecossistemas, garantir a sobrevivência, e transformar cidades – para atacar as causas chave de desafios emergentes e criar mudança sistêmica. A Fundação Rockefeller se esforça para catalisar e escalar inovações transformadoras, criar parcerias improváveis que conectam setores e aceitam riscos que outros não podem – ou não querem.

Deixe um Comentário