Skip to main content

O Fórum Latino Americano de Investimento de Impacto 2015 contou com a participação de organizações de referência no tema na região.

A Aliança Empreendedora participou entre os dias 24 e 26 de fevereiro do Fórum Latinoamericano de Investimento de Impacto (FLII), realizado na cidade de Mérida, Estado de Yucatán, no México.

Lina Useche, Diretora Executiva e Co-Fundadora da Aliança Empreendedora, falou sobre o trabalho que a Aliança desenvolve em um dos painéis do FLII: Oportunidades de Financiamento para Empreendedores de Impacto Social em Estágios Iniciantes. O painel também contou com a participação de representantes do Google, da Venture Lab, do FOMIN (Fondo Multilateral de Inversiones), da Chivas (The Venture), e do El Buen Sócio.

As organizações apresentaram suas experiências em viabilizar aos microempreendedores, acesso a investimento nos diversos países e realidades, trazendo exemplos e soluções, além de compartilhar os principais desafios dos empreendedores. A Aliança Empreendedora focou no relato da realidade do microempreendedor no Brasil ao buscar crédito e investimento para seus pequenos negócios.

No painel também discutiram os principais avanços e inovações na área de investimento, evidenciando que o desafio no acesso a investimento está mais relacionado à falta de preparo dos empreendedores do que à falta de recurso. Ao final da discussão, concluiu-se que a grande maioria dos países da America Latina enfrenta o mesmo problema: os fundos de investimento continuam crescendo assim como oferta de microcrédito, porém, a maior parte dos microempreendedores continua iniciando seus negócios sem preparo, sem experiência e sem capacitação, o que acaba dificultando a acesso a qualquer fonte formal de crédito.

De acordo com Lina, o que mais se destacou no evento foram seus participantes, já que o FLII é um dos poucos espaços que reune empresas, institutos, fundações, bancos de desenvolvimento, fundos de investimento, organizações sociais, empreendedores e aceleradoras da América Latina com o objetivo de discutir sobre o tema. “A variedade e a experiência de cada um desses públicos faz com que as discussões sejam muito ricas. Os painéis e apresentações vieram recheados de informação, inovação e propostas para a melhoria do ecossistema empreendedor”, contou Lina.

Painel Forum Economico-1

Sobre o Fórum Latinoamericano de Investimento de Impacto (FLII)

Realizado pela New Ventures, o Fórum tem o objetivo de disponibilizar um espaço para que sejam discutidos temas relacionados a investimento de impacto no ambiente latino-americano, assim como oferecer um momento para troca de experiência entre organizações e instituições que tenham em comum a busca por investimentos sociais e ambientais de impacto. O evento é realizado há cinco anos e conta com a participação de empreendedores, fundações, empresas, governos, bancos de desenvolvimento, fundo de aceleradoras entre outros organizações que participem de alguma forma do setor.

Conheça mais sobre o Fórum Latinoamericano de Investimento de Impacto.

Deixe um Comentário