Aliança Empreendedora carregando
Blog
A Aliança Empreendedora é uma das Melhores ONGs do Brasil!

A Aliança Empreendedora é uma das Melhores ONGs do Brasil!

Na cerimônia de entrega do Prêmio Melhores ONGs Época DOAR, a Rebeca D'Almeida, da área de Parcerias e Oportunidades de Impacto e a nossa Vice Presidente e Diretora de projetos Alexandra Meira.

Na cerimônia de entrega do Prêmio Melhores ONGs Época DOAR, a Rebeca D’Almeida, da área de Parcerias e Oportunidades de Impacto e a nossa Vice Presidente e Diretora de projetos Alexandra Meira.

A Aliança Empreendedora  e outras 99 organizações acabam de ser reconhecidas como as melhores ONGs do Brasil.  Trata-se da primeira edição da #melhoresOngs e é uma iniciativa do Instituto Doar e a Revista Época. Teve um número surpreendente de inscrições, mais de 1500. A premiação já nasce com êxito. São mais de 300 mil ONGs no Brasil. Entre associações de caridade, organizações da sociedade civil, institutos e fundações filantrópicas, estar entre as 100 é sinal de competência.

As organizações filantrópicas nunca aparecem na mídia a não ser para dizer de suas dificuldades ou de casos isolados de desvios de recursos públicos. Acontece que a ampla maioria das organizações faz um trabalho sério e estava na hora de reconhecê-lo, premiando a gestão e transparencia das melhores. Para o Instituto Doar, que valoriza os bons exemplos através de um Selo de Qualidade chegou a  hora de criar um estímulo para as ONGs e uma vitrine para os potenciais doadores se decidirem a doar. ONGs exemplares merecem o reconhecimento e o dinheiro de doadores conscientes. É esse o objetivo do Prêmio Melhores ONGs.

A Aliança Empreendedora foi fundada em 2005 e completou 12 anos em abril de 2017. Seu trabalho é apoiar o microempreendedor brasileiro de baixa renda, ampliando o acesso a conhecimento, redes, mercados e crédito para que microempreendedores desenvolvam ou iniciem seus empreendimentos.  Já apoiou mais de 47.900 microempreendedores em 21 estados brasileiros, através de 127 projetos realizados e mais de 70 parceiros, gerando novas oportunidades de negócios, trabalho e renda através do empreendedorismo, promovendo inclusão e desenvolvimento econômico e social. Trabalha também apoiando empresas, organizações sociais e governos a desenvolver modelos de negócios inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda. É parceira de empreendedorismo do quadro Mandando Bem, no Caldeirão do Huck, apoiando os empreendedores selecionados pelo quadro para receberem a reforma no negócio, e, no Brasil, também é membro oficial da Youth Business International e da Rede ANDE (Aspen Network of Development Enterpreneurs).

Para o Instituto Doar, mais do que um prêmio e seus vencedores, há um ecossistema que se beneficia do processo todo. Um Oscar não premia somente os ganhadores da estatueta mas põe pra cima todo um setor, estimula uma competição saudável, não entre pessoas ou instituições mas entre o que se é e o que se pretende ser. Uma ONG pode e deve ser estimulada a melhorar continuamente, assim como os diretores ou cenógrafos de um filme.

Em todo o mundo há dados que confirmam que certificações, prêmios e reconhecimentos aumentam significativamente a confiança dos doadores e consequentemente aumenta o volume de doações. No Brasil, como em outros casos, há pouca pesquisa sobre isso. Podemos destacar uma experiência que foi descontinuada mas que em seu curto tempo de vida gerou excelentes resultados. Trata-se do Prêmio Beneficente, de Stephen Kannitz. Ele trouxe dados interessantes sobre a experiência:

  • As 50 instituições mais bem administradas do ano dobraram a sua renda de donativos nos três anos seguintes.
  • Em média receberam R$ 2.000.000,00 de donativos adicionais no triênio seguinte.
  • A maioria do dinheiro adicional veio de pessoas que nunca haviam doado antes.

O objetivo é que não só estas primeiras 100, mas o maior número possivel de ONGs, entre as mais de 300 mil existentes neste país, possam através desta parceria do Instituto Doar com a Revista Época, estabelecer padrões para a melhoria contínua. Aumentam sua legitimidade e reputação e aumentam os recursos de doadores para elas.

Processos administrativos, contábeis, financeiros, de comunicação, são verificáveis . Recomenda-se que sejam públicos e transparentes, já que os recursos são provenientes de doações e patrocínios  e se espera o melhor uso desse dinheiro. Metodologias, pedagogias e procedimentos de cada ONG com seus públicos não podem nem devem ser comparáveis nem muito menos ranqueados. Mas a gestão e a transparência dos recursos, sim. É isso que o premio mediu e é assim pretende seguir fazendo: premiando ONGs cujos dados são mensuráveis e objetivos.

Melhores ONGs é portanto um guia que facilita para o doador na hora de escolher pra quem doar.  É hora de valorizar o que é nosso e apoiar a Aliança Empreendedora.

Saiba mais em: http://www.institutodoar.org/melhoresongs/

Comentários