Skip to main content
Empreendedorismo

5º Encontro de Grupos do Vale do Ribeira marca o encerramento do apoio a grupos pelo Projeto Territórios da Cidadania

By 15 de dezembro de 2010novembro 5th, 2014No Comments

No dia 02 de dezembro, cerca de 40 integrantes de grupos produtivos de artesanato e agroindústrias do Vale do Ribeira participaram do 5º. Encontro de Grupos do Vale do Ribeira. O evento foi realizado na sede do SEBRAE/PR e marcou o encerramento do Projeto Territórios da Cidadania – Vale do Ribeira, por meio do qual foram apoiados, somente em 2010, 21 empreendimentos comunitários da região e beneficiados diretamente mais de 220 empreendedores.

O projeto teve como objetivo promover a autonomia e a sustentabilidade dos empreendimentos por meio de assessorias nas quais foram trabalhados temas sobre empreendedorismo, gestão, design, comercialização, boas práticas de fabricação de alimentos, bem como elaborado um plano de negócios simplificado com cada empreendimento.

Em 2010, além das assessorias realizadas semanalmente ou quinzenalmente, os empreendedores participaram de visitas-técnicas na Feira de Artesanato do Largo da Ordem, em Curitiba, e em agroindústrias localizadas na cidade de Morretes, Litoral do Paraná. Integrantes dos empreendimentos participaram também de capacitações visando desenvolver características de liderança durante o Encontro de Líderes realizado em agosto de 2010, em Curitiba.

Os empreendimentos apoiados em 2010 tiveram um aumento de renda média por integrante de 41%. Mais fortalecidos, os grupos estão mais bem preparados para os desafios comuns a vida de qualquer empreendedor.

Os resultados positivos do apoio aos empreendimentos comunitários foram possíveis graças à rede de parceiros formada nos municípios e Estado, ao trabalho conjunto da equipe da Aliança Empreendedora e Sebrae/PR e a força de vontade dos empreendedores apoiados em mudar a realidade em que vivem.

Deixe um Comentário